Temperamento Comportamental

Aqui na Fazendinha Dachshund temos uma Metodologia de Criação voltada para vínculo familiar e socialização. Isso significa que os nossos filhotes são de temperamento comportamental super tranquilos, dóceis, amigos, companheiros, brincalhões, divertidos, inteligentes, fiéis, adoram crianças.

O temperamento de qualquer cão é afetado por inúmeros fatores, incluindo hereditariedade, treinamento, e socialização. Sabendo disso, desde quando começamos na criação buscamos entender sobre o temperamento e personalidade dos Dachshund. Pois assim conseguimos escolher qual a fêmea ideal para ser uma futura matriz e qual macho ideal para ser um futuro reprodutor.

 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS:

 

Os filhotes de Dachshund que possuem bons temperamentos costumam ser curiosos e brincalhões, costumam se aproximar das pessoas e gostam de ser carregados por elas. Como todo cão, o Dachshund precisa de socialização desde filhote. Aqui na Fazendinha Dachshund os filhotes à partir de 50 dias, começamos a fazer socialização, expondo eles com familiares, amigos, clientes que vem em nosso local conhecer os filhotes pessoalmente, locais, sons, cenas e experiências. A socialização ajuda a garantir que o seu Dachshund cresça saudável para tornar-se um cão sociável.

Ele é muito afetivo em relação à sua família, e leal à um único dono. Mas pode ser mais reservado com estranhos, e corajosos demais com relação à outros cães, especialmente os maiores.

 

Temperamento Comportamental dos Dachshund

É o tipo de cão que precisa de um dono que seja um bom líder, ou ele vai tentar dominar a casa e mandar em todo mundo. Se conseguir, o Dachshund pode desenvolver sérios problemas de comportamento como guardar móveis ou locais favoritos, ansiedade de separação, guardar comida, brinquedos e outros objetos, ter rompantes agressivos, latir em excesso, e até morder. Podendo ficar até imprevisível com crianças e estranhos, e até com o seu próprio dono. Por isso que nestes casos, os Dachshunds são recomendados a famílias com crianças maiores, que saibam como tratar um cão com mais respeito.

  • A maioria dos donos de cães de porte pequeno não costuma mostrar uma liderança adequada em relação aos seus cães, causando até um excesso de proteção. Todo esse mal comportamento pode ser alterado e corrigido se os donos passarem a demonstrar mais liderança. Com a liderança adequada, os cachorros podem se comportar bem com crianças de qualquer idade, assim como qualquer pessoa.

 

Estes traços negativos não são peculiares da raça, são traços de um distúrbio comportamental muito comum em raças de cachorros de porte pequeno que chamamos de Síndrome de Cachorros Pequenos, que consiste no desencadeamento de uma série de comportamentos inadequados muitas vezes reforçados pelos próprios donos ao tratarem seus cães como se fossem crianças humanas e sem a liderança que precisam para se desenvolver de maneira saudável, assim como regras que precisam ser seguidas junto à limites com relação ao que podem ou não fazer, coisa que a maioria dos cães necessita por instinto. Os Dachshunds que possuem a liderança necessária, assim como caminhadas diárias se tornam companheiros ideais de excelentes temperamentos.

 

Personalidade e Comportamento da Raça

  • ADORAM CRIANÇAS – Os Dachshund possui bom relacionamento com as crianças e adultos, adaptam-se muito bem no ambiente familiar.
  • ALERTA – Por estar sempre em alerta é um ótimo cão de guarda. Sendo assim, é recomendado que você fique atento aos latidos de um cãozinho dessa raça.
  • AMIGÁVEL – Naturalmente amigável, o cachorro dessa raça tende a criar laços com uma pessoa da família. Por isso, é importante incentivar a socialização desde cedo. No entanto, com pessoas desconhecidas é um cachorro reservado.
  • ASTUTO – O que o dachshund tem de pequeno ele tem de astuto. Isso significa dizer que a raça é muito esperta e ágil, por isso era utilizada para desentocar coelhos, texugos e raposas. Assim, trata-se de um pet muito rápido e habilidoso.
  • BRINCALHÃO – Assim como outras raças, esse cãozinho adora uma brincadeira. No entanto, é imprescindível que você como tutor não incentive brincadeiras brutas ou saltos. Apesar de brincalhão, é um cachorro sensível estruturalmente.
  • CIUMENTOS – Os dachshund são muito ciumentos, cães corajosos e também protetores. Tem ciúmes do dono e também dos outros integrantes da família.
  • COMPANHEIRO – Assim como todos os cachorros, essa raça também é companheira. Então torna-se uma excelente opção para quem busca por um animal que está ao seu lado a todo momento.
  • CORAJOSO – Coragem pode ser o nome do meio dessa raça, pois apesar do porte pequeno ela não possui medo de nada. Sempre disposto a averiguar qualquer situação que lhe chame a atenção, o dachshund tem uma personalidade muito maior que o seu tamanho.
  • CURIOSO – A curiosidade é uma característica natural de um salsicha. Nesse sentido, pode se tornar um cachorro “bisbilhoteiro” e intrometido. Mas o adestramento também pode auxiliar a diminuir e controlar esse comportamento.
  • DEDICADO – Se bem treinado e dominado pelo tutor, o dachshund pode ser um cão dedicado. Além disso, com o adestramento correto, é possível desfrutar de um salsichinha prestativo e solícito a todos da família que ele faz parte.
  • EXPANSIVO – Por fim, é importante ressaltar o jeito extrovertido e alegre que essa raça tem. Sempre entusiasmado, é um cachorro cheio de vida.
  • GENTIL – Da mesma maneira que essa raça gosta de receber carinho, ela também aprecia oferecer ao dono. Porém, é interessante que o tutor incentive a socialização desse cão desde cedo com crianças e outros animais de estimação.
  • HABILIDADES – Os cães desta raça possuem boas habilidades (faro, rapidez e perseguição) para caça, capturando facilmente animais de pequeno porte (ratos, coelhos pequenos, texugos, lagartos, etc.) e também pássaros que estejam ao seu alcance.
  • INDEPENDENTE – O jeito teimoso desse animal é um reflexo da independência que ele possui. Por ter sido criado para seguir rastros, o cachorro pode desviar a atenção de um treinamento para seguir alguma trilha. Porém, adestramento iniciado na fase filhote pode ser a solução para esse desvio de comportamento.
  • LEAL – Com o jeito amigável de ser, o dachshund apresenta-se como um cão leal e meigo. Também é delicado e muito digno com os familiares.
  • TRAVESSO – Um filhote de dachshund precisa de treinamento pois é muito travesso. Com controle e paciência, é possível desfrutar de um cão adulto e equilibrado.
  • VALENTE – Como é um cachorro corajoso, é possível dizer também que o salsicha é valente. Mesmo com o porte pequeno, o cão é dotado de muita atitude.
  • VIVAZ – Cheio de energia do jeito que é, esse cãozinho vai demandar muitos exercícios por parte dos seus donos. Então, se você deseja ter um pet desse em casa, prepare-se para oferecer longas caminhadas e brincadeiras ao ar livre.

 

Adestramento

Como o cachorro da raça dachshund pode ser um pouco teimoso, é importante que os pais adestrem o bichinho desde cedo, não só para que ele entenda que você lhe dá os comandos e ele precisa obedecer, mas também para controlar a energia que ele possui.

Esse treinamento deve ser feito com muita firmeza, mas muito carinho, sem intimidar o animal. Ofereça também brinquedos para que ele se distraia durante o período em que estiver sozinho em casa para evitar que desconte sua energia em objetos e móveis

 

Agradecimentos

Somos extremamente gratos por todos os clientes que escolheram e decidiram investir em um filhote aqui na Fazendinha Dachshund!